Rosas do Lena
  
 
 
 
 

 
 
Trajos

Nos séculos passados, os trajos constituíram marcas indeléveis da nossa cultura. Não havendo a diversidade actual, existia, todavia, uma variedade significativa de modas e estilos característicos em cada região. Porque o contacto com outras culturas era escasso, pela inexistênica de meios visuais de comunicação social e também porque os transportes eram bastantes precários e os recursos muito limitados, cada região apresentava características próprias nas suas indumentárias, não havendo lugar a uma moda global ou generalizada, como acontece nos nossos dias.

O Rancho Rosas do Lena apresenta nesta página e no apontamento fotográfico a ela associado, alguns dos trajos típicos que caracterizavam as classes sociais da região da Alta Estremadura, sobretudo nas zonas da Batalha, Porto de Mós e Serra de Aire.

O Noivo

Jaleco, colete e calças de boca de sino pretos. Camisa de linho com peitilho bordado. Corrente de ouro ou de prata no colete. Chapéu leirenense de aba larga. Cinta preta com as duas pontas caindo atrás. Botas pretas de elástico. Chapéu de chuva.

A Noiva

Saia e blusa pretas, sapatos de botão lateral, lenço creme ou amarelo. Capa preta bordada. Saca de mão condizente. Arrecadas de ouro. Cordão de ouro ao peito.

Almocreve ou Azemel

Finais do século XVIII e princípios do século XIX. Calções verdes com os folhos das ceroulas à vista. Botas de meio cano com espera no pé direito. Cinta violácea. Jaleco castanho, colete, camisa de linho com folhos. Chapéu minderico com borla na aba. Lenço debaixo do chapéu. Corrente de prata ou de ouro no colete com moedas pendentes. Varapau ferrado.

Camponês Abastado do Século XIX

Segunda metade do século XIX. Chapéu leirenense de copa redonda e aba de 12 cm. Camisa de linho bordada no peitilho. Colarinhos de adorno. Jaleco de lã. Colete. Cinta preta ou violácea. Calças de boca de sino. Bota de elástico ou de atacar. Espora no pé direito. Varapau ferrado. A cinta com as duas pontas caindo atrás à direita e à esquerda.

Camponesa Abastada do Século XIX

Saia e blusa de armur. Capa de lã. Chapéu de prato (com aba horizontal) enfeitado com penas. Lenço de cabeça condizente. Meia escura. Sapatos de botão lateral. Saca de mão. Ouros ao peito. Arrecadas.

Trajo Modesto - Homem

Jaleco, colete e calças de boca de sino ou calças-polaina de surrobeco castanho ou cinzento. Camisa de estopa ou de riscado. Carapuço preto com bola pendente na nuca. Botas de atanado. Por vezes, espora no pé direito. Corrente de prata ou barbante de cabedal no colete. Varapau. Cinta preta com as pontas caindo atrás.

Trajo Modesto - Mulher

Saia de riscadilho ou de estamenha, que se alteavam nas fainas domésticas e nas caminhadas. Blusa de chita. Chapéu de aba vertical enfeitado com penas ou chapéu raso. Lenço de cabeça. Meias de cordão e sapatos de atanado ou descalça ou com tamancos e, nestes casos, com canos de lã. Saias de cobrir pelas costas ou pela cabeça. Algibeira exterior, saca de mão feita de retalhos. Brincos pequenos ou ciganinhas (Argolas). Avental.

Pisador de uvas

Descalço, de ceroulas, cinta preta toda enrolada, camisa de riscado. Carapuço preto. Lenço tabaqueiro ao pescoço.

Viticultor

Calças e camisa de riscado. Botas de atanado. Carapuço preto. Cinta preta toda enrolada. Lenço tabaqueiro ao pescoço. Colete.

 

   
 
 
Noivos
Noivos
Almocreve
Almocreve
Camponês Abastado
Camponês abastado
Camponesa Abastada
Camponesa abastada
Homem - Trajo modesto
Homem
Trajo modesto
Mulher - Trajo modesto
Mulher
Trajo modesto
Pisador de Uvas
Pisador de uvas
Viticultor
Viticultor
Devotos
Devotos
Mais fotos >
Designed By FutureMinds