Rosas do Lena
  
 
 
 
 

 
 
Instrumentos

 


A variedade de instrumentos apresentados pelo Rancho Rosas do Lena é fruto de um trabalho de pesquisa e recolha na região, que tem sido orientado para o levantamento genuíno do folclore estremenho dos séculos passados.
No apontamento fotográfico associado a esta página apresentam-se alguns dos instrumentos tradicionais que são utilizados actualmente pelo rancho e outros que são parte do espólio do Museu Etnográfico da Alta Estremadura.

Como exemplo dos mais genuínos instrumentos do povo humilde, apresenta-se o SAPO - instrumento de percussão feito com tubos de cana presos por baraços de lã. O Sapo deve a sua sonoridade variada à diferença de comprimentos dos elementos de cana. A afinação deste instrumento era obra de artistas que, com um pequeno canivete, recortavam os tubos de cana seca até encontrar a sonoridade desejada.

Outro instrumento que merece referência pela sua originalidade e simplicidade é o CARTAXO. Também feito em cana, apresenta uma sonoridade forte e toca-se dedelhando a palheta com todos os dedos de uma mão enquanto a outra o segura. O modo como se segura o Cartaxo faz variar a sua sonoridade.

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Foto11
Sapo  Som
Foto2
Cartaxo  Som
Mais fotos >
Designed By FutureMinds